6 dicas para aumentar o ROI da
sua marca com mídia programática

A compra de mídia por meio de automação ou programação — ou mídia programática, como é mais conhecida — pode ser uma grande aliada na busca pelo aumento do retorno sobre investimento (ROI) de uma marca. Não é à toa que ela tem se tornado parte essencial de qualquer estratégia de marketing digital bem sucedida. Confira dicas para alcançar resultados cada vez melhores.

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Como aumentar o ROI da sua marca com mídia programática

1 | Estabeleça suas metas

É fato: se você não estipular as suas metas de ROI nunca poderá saber se elas estão ou não sendo atingidas. Portanto, este é o primeiro ponto crucial para deixar a mídia programática aumentar o retorno sobre o seu investimento. “Estabeleça metas claras, defina o tamanho do seu investimento, crie KPIs e defina prioridades”, diz Fernando Takahashi, Digital Marketing Strategist da Adobe.

2 | Conheça a jornada do seu cliente

Utilize os relatórios em tempo real para entender melhor como os clientes interagem com a sua marca e como funciona a sua jornada. Você vai descobrir que, em alguns casos, buscas são mais eficientes do que redes sociais e que, em outros, o display pode ser a melhor opção. Não foque apenas no momento da compra. Para criar campanhas mais eficientes, você deve analisar dados como o tempo médio entre a primeira visita e a conversão, a quantidade de paid-for clicks por conversão, a taxa de rejeição em cada etapa do funil de compras e a taxa de vendas para novos clientes por canal. Essas informações ajudam a criar campanhas mais eficientes.

3 | Automatize seu plano de mídia

Com a compra de mídia de forma programática, você pode automatizar a execução do seu plano de mídia utilizando alguma ferramenta capaz de prever a melhor forma de distribuir seu orçamento entre links patrocinados, display e redes sociais, por exemplo, e disponibilizar conteúdo relevante ao seu público-alvo.

4 | Faça correções durante a rota

Acompanhando o desempenho de sua campanha em tempo real você pode corrigir a rota, se for o caso, ou intensificar o investimento nas ações que visivelmente vêm trazendo mais resultado. Com a compra automatizada e o acompanhamento dos relatórios ninguém precisa esperar a campanha acabar para saber se ela alcançou ou não seu objetivo.

5 | Verifique os resultados do inventário premium

Inventário premium traz resultado premium? Essa é uma pergunta que você precisa fazer sempre que se dispõe a pagar mais por determinados espaços. Se os resultados não são condizentes com o preço que foi pago, fique bastante atento ao que está sendo vendido como premium. Avalie se ele vale o quanto anda custando.

6 | Valorize o mobile

Seu público com certeza está no mobile. E a sua marca como anda por lá? Para ter um bom resultado, é preciso garantir que suas campanhas sejam compatíveis com todos os dispositivos e tamanhos de tela. E precisam que elas sejam leves o suficiente para não irritar o cliente que não quer perder tempo esperando a página carregar. É preciso também considerar que, em geral, os usuários de mobile precisam controlar seus planos de dados. Portanto, exageros não são bem-vindos aqui.

Quer saber mais sobre mídia programática?

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